quarta-feira, 24 de junho de 2009

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVLET - REVISTA VIRTUAL DE LETRAS ISSN EM PREPARAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVLET – REVISTA VIRTUAL DE LETRAS

1. Envio dos trabalhos

· Os trabalhos deverão ser enviados via arquivo anexado para o e-mail revletufgcaj@gmail.com em formato Word 97-2003 ou equivalente (pede-se não enviar arquivos salvos em editor de texto do MacBook por incompatibilidade de comunicação entre máquinas com sistemas operacionais diferentes). Para arquivos editados em formato BR Office, pede-se atenção para, no momento de salvar o referido, atentar para selecionar a opção “salvar como documento Word 97/2003”. Não salvar o arquivo em formato ODT.
· Em arquivo separado, o autor(a) deverá enviar os seguintes dados: autor(a) e co-autor(a), se houver, instituição, titulação maior, endereço, e-mail e telefone.

2. Partes pré-textuais do trabalho

a) Título centralizado, com letras MAIÚSCULAS e em negrito.
b) Logo abaixo do título, nome do autor alinhado à direita, seguido de maior titulação, instituição e endereço de e-mail abaixo do nome (entre parênteses). Em nota de rodapé enviar dados da agência de fomento quando for o caso.
c) RESUMO: duas linhas abaixo dos dados do autor, a palavra resumo deve vir em caixa alta seguida de dois pontos. Deve ser redigido em Língua Portuguesa (com até 200 palavras), espaço simples entre linhas, seguido da expressão (abaixo do resumo) Palavras-chave (sem caixa alta, apenas com negrito). No máximo 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;).
OBS: sugere-se que os resumos enfoquem: tema, objetivos e pressupostos teóricos do trabalho
d) ABSTRACT: deve ser escrito somente em inglês, seguido de Keywords, com as mesmas regras do RESUMO acima.

IMPORTANTE: caberá a cada autor a responsabilidade pela revisão do abstract. Serão recusados os textos cujos abstracts apresentarem desvios grosseiros de tradução, dando indícios de que não foram feitos por alguém especializado, mas por um tradutor digital ou algo similar.

3. O texto do trabalho

O texto do trabalho deve vir duas linhas abaixo das keywords e ser digitado em Arial, corpo 12, entrelinha 1,5 e com recuo de 2 cm de início de parágrafo, papel A4, margens 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita.
Para destacar qualquer parte do texto, use sublinhado. Não use negrito ou itálico. Não use espaço entre parênteses. O texto deve vir justificado.

4. Citações e expressões no trabalho

a) Para citações longas ou exemplos de corpus com recuo de margem (acima de 3 linhas), deve-se usar letra corpo 11, com recuo de 4 cm e espaço simples entre linhas. Para citações sem recuo (até 3 linhas) utilizar aspas duplas.
b) Expressões em latim, ou em outra língua devem vir em itálico.
c) Tabelas, quadros, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem ser evitados. Caso seja realmente necessário, orienta-se seguir as normas da ABNT. Pede-se que seja evitado, também, uso de caracteres especiais provenientes do IPA (Internacional Phonetic Alphabet). Em caso de uso de imagens com direitos autorais, deve ser encaminhada a autorização do autor para divulgação no trabalho a ser publicado na revista.

5. Referências

a) Os trabalhos devem seguir as normas vigentes da ABNT.
b) As referências no corpo do trabalho devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula, espaço, da expressão “p.”, de página, espaço e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso.
Exemplo: (CÂMARA, 1979, p. 231).
Alguns exemplos de referências no final do trabalho

BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Trad. Lea Novaes. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BAUER, M.; GASKELL, G. (Ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. P. Guareschi. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

FORTES, C. A cabeça calva de Deus. Lisboa: Dom Quixote, 2001.

PAZ, O. A consagração do instante. In: Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1972. p.51-62.

OBS: Documentos eletrônicos devem seguir o seguinte exemplo, conforme as normas da ABNT:

RASTEIRO, J. Corsino Fortes e João Cabral de Melo Neto ou os artífices da palavra. Disponível em: www.simonecaputo.com/corsinofortes.html>. Acesso em: 9 jan. 2008.

OBS: Todas as referências citadas no corpo do texto deverão estar apresentadas na lista final e vice-versa. O autor deve seguir a ordem alfabética e padronizar o nome e sobrenome.

6. Forma e apresentação do trabalho

(a) Os trabalhos não devem seguir seções separadas, ou seja, não há necessidade de separar, introdução, conclusão, etc.

7. Notas de rodapé

As notas de rodapé deverão ser utilizadas somente em casos de explicações complementares. Não utilizá-las para citação de referências bibliográficas.
8. A revista publicará os seguintes textos
a) Artigos – textos com no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências e anexos quando for o caso.
b) Resenhas – textos com até 5 páginas, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias, etc., publicados recentemente (pelo menos até 2 anos atrás).
c) Entrevistas – com até 8 páginas. Por questões éticas, torna-se imprescindível encaminhar autorização do (s) entrevistado (s)
IMPORTANTE: O trabalho deverá ser enviado obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa. A revisão do mesmo ficará a cargo do proponente. Os trabalhos que não atenderem às normas da revista não serão encaminhados aos pareceristas para avaliação

DADOS POSTAIS
RevLet – Revista Virtual de Letras
Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí – Rua Riachuelo, 1530, Setor Samuel Graham – Telefone (64) 3606 – 8111
E-mail: revletufgcaj@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário